terça-feira, 3 de agosto de 2010

Educação, meio ambiente e cultura: alquimias do conhecimento na sociedade de controle

RESUMO

Por meio da noção de regime pedagógico, investiga-se a articulação entre epistemologia e política em dois eixos de funcionamento: um em torno da disciplina corporal ligado às exigências do processo de industrialização, outro em torno da autonomia do sujeito ligado à formação dos Estados nacionais. Os historiadores da educação situaram no coração das práticas escolares a inscrição pedagógica do cidadão como sujeito político dotado de direitos e obrigações; essa inscrição respondeu às exigências inerentes ao quadro conceitual próprio das sociedades democráticas. A noção de alquimia, proposta por Popkewitz, foi retomada para compreender como as práticas pedagógicas traduzem saberes disciplinares em conteúdos psicológicos que são inseparáveis de contextos políticos mais amplos; esse aspecto confere à pedagogia uma dimensão estratégica que deve ser levada em conta na análise dos investimentos pedagógicos no presente. Considerando as características que atravessam as práticas sociais de nossos dias, a intervenção de tipo ambiental (Foucault) e a lógica do controle (Deleuze), são abordados Educação, Meio Ambiente e Cultura como domínios de objetos sobre os quais atua o investimento pedagógico hoje.

Palavras-chave: Educação; Meio Ambiente; Cultura:

Posted via email from franciscoripo

07/08- sábado- 14:30 atividade no ccs


Caso não consiga visualizar essa mensagem, clique aqui.

 

 

CENTRO DE CULTURA SOCIAL

convida

 

 

"World Cup Soccer and the popular struggle of social movements" [“Copa do Mundo de Futebol e a luta popular dos movimentos sociais”],

com Jonathan (Integrante da Frente Anarquista Comunista Zabalaza da África do Sul)

 

07/08/10 - sábado - 14:30h

 

Realização:

Centro de Cultura Social de São Paulo

Rua Gal. Jardim n.º 253 – sala 22 (metrô república)

 

www.ccssp.org

ccssp@ccssp.org

 

.

Posted via email from franciscoripo

AMIGOS...